TPM é pecado?
Como lidar com isso?
Oi, oi, minhas amigas! Hoje falo no feminino mesmo, afinal, estava com saudade de um papo de mulherzinha. Se você está estranhando a demora por novidades aqui no blog, saiba que tô gastando bastante tempo para investir no CANAL do YouTube. Então, não deixe de se inscrever lá e assistir tudinho. Além disso, ainda passei meses escrevendo o livro novo, que logo estará disponível na lojinha junto com os outros.
Recebi recentemente algumas mensagens me pedindo para falar sobre TPM. Acredita que alguém me perguntou se TPM é pecado? Eita! Claro que não é pecado, afinal, é um fator biológico feminino. Obviamente, o que você vai fazer com essa TPM pode ser do mau. Tipo, se você matar alguém, chutar o cachorro, beliscar o amiguinho, gritar com seus parentes… aí sim vai ser bem errado. Achei engraçado alguém questionar se TPM é pecado, mas se me perguntassem se ela é o inferno, ousaria dizer que sim. Haha!
Se você sofre muito na semana anterior à menstruação, saiba que não está sozinha. Veja só alguns sintomas, físicos e emocionais, comuns entre as mulheres (a gente sofre, né?):
Sintomas Emocionais
- Depressão
- Pensamentos suicidas
- Vontade de chorar
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Insônia
- Fome em excesso ou falta de apetite
- Sonolência
- Dificuldade de concentração
- Cansaço
Sintomas Físicos
- Dor de cabeça
- Acne
- Aumento de peso
- Inchaço nas mamas
- Dores osteomusculares (nos ossos e músculos)
- Distensão gasosa (nome chique para: aumento do abdômen por causa do acúmulo de gases ou líquidos no intestino)
Gostei muito da representação dessa blogueira, Victoria, ex musa fitness:
Essas duas fotos foram tiradas com apenas 4 horas de intervalo. Ela conta que tinha acabado de fazer uma típica selfie, mas logo após seu corpo começou a apresentar os sintomas da TPM, então resolveu fazer a imagem com a comparação. Olhe só a diferença no físico dela em algumas horinhas. Na legenda, ela também fala sobre a falta de energia, mudanças de humor, cólicas e outras alterações que sofre quando está no período próximo à menstruação.
Victoria acredita que as os influenciadoras nas redes sociais acabam escondendo a realidade:
“Ninguém fala sobre a luta que as mulheres passam todos os meses. Eu, por exemplo, fico inchada, deprimida, exausta e temperamental. Antes eu via outras mulheres que pareciam ser perfeitas e lindas o tempo todo, então eu me olhava e não entendia por que eu não podia ser igual. Quero que as pessoas percebam que um momento no Instagram nem sempre descreve o que realmente está acontecendo na vida de uma pessoa e que o que passamos é totalmente normal”, conta.
Após a publicação, ela disse que teve muitas respostas positivas das mulheres. Ela ficou feliz e disse que espera que outras mulheres se sintam fortalecidas e confortáveis com seus corpos e as mudanças que podem sofrer. Victoria diz que gostaria que a feminilidade fosse representada de maneira justa nas mídias sociais.
Se você fica na sofrência nesse período do mês, veja só o que o ginecologista Cleverton César Spautz recomenda:
“A orientação é de mudança de hábitos alimentares e, principalmente, a realização de atividades físicas periodicamente, pois elas reduzem significativamente os sintomas da TPM”. Ou seja, uma alimentação saudável e balanceada, rica em vitaminas, fibras e proteínas, colabora muito nesse processo. E claro, malhar!
Se na rotina você já não deve consumir café, bebida super estimulante, fuja dele ainda mais no período da TPM. Reduza também o sal da comida e evite doces em excesso. Na hora de comer, dê preferência para as frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos (como a melancia, aspargos, salsa, agrião e morango).
O médico ressalta que cerca de 5% dos casos de TPM precisam de tratamento com medicamentos. Viu só como a coisa é tensa?
Você sofre na TPM?
Compartilhe nos comentarios sua experiência!